sexta-feira, 22 de junho de 2012

MERECIMENTO

Uma maçã estragada pode comprometer as demais

Há uma frase, a qual não consegui encontrar a autoria, que diz que lá no fundo, a natureza só nós dá aquilo que merecemos.
Hoje depois de ser tratada de forma grosseira por uma senhora a quem eu tentava ajudar comecei a pensar em todo o merecimento que foi-me dado. Não no aspecto material, mas em relação ao aprendizado; ou melhor, a respeito da capacidade de entender melhor alguns acontecimentos.

Compreendi que perdoar pode denotar apenas que algo foi superado ou que a mágoa foi deixada de lado e não necessariamente que tudo vai voltar a ser como antes. Sei também que para amar alguém é preciso permitir que este caminhe com as próprias pernas. Aprendi ainda que ninguém pode passar por aquilo que nós mesmos temos que enfrentar.

Entendi que descontar o mau humor em quem nada tem a ver é hábito de gente que ainda não descobriu que tudo aquilo que vai volta. Aprendi a ouvir com atenção e a falar com o coração, apesar disso hoje sei que baú aberto não guarda tesouro. Descobri que uma maçã estragada pode apodrecer outras delas que estiverem ao lado, assim como ocorre com as amizades.

Agora aceito e entendo um pouco melhor que antes as frustrações e os imprevistos e respeito que vão haver situações em que nossos melhores amigos estarão ocupados demais com os próprios problemas e, por isso, nem sempre poderão estar ao nosso lado. Acredito que durante uma discussão, se sua opinião ou seu  argumento não for acrescentar algo, é melhor permanecer em silêncio. Compreendi que o equilíbrio é o axioma que dita nosso bem estar e que os principais pilares sempre vão ser família, amor, amizade, espiritualidade, dinheiro, trabalho, vida social e solidariedade.

Descobri que fazer uma prece num momento de nervosismo acalma e evita consequências desagradáveis. Aprendi que intimidade não tem ligação com o tempo e que solidão nem sempre tem conotação negativa. Sei que quanto mais leio, ouço músicas, assisto a documentários ou escuto idosos; mais tenho a aprender.

E, por fim, entendi que para merecer é preciso muito, mas muito empenho.

P.S.: Eita distanciazinha chata! Chega logo quarta-feira?!



5 comentários:

  1. Descobri, que tava com saudades de vir aqui! ahuhau Fiquei até sem jeito quando constatei que fui eu que estraguei esta maçã que pode contaminar as outras. Seu texto me lembrou de uma frase que vi numa entrevista com um empresário: "O tempo não faz craques, e sim veteranos". Então não basta esperar, e sim aprender e fazer (:

    ResponderExcluir
  2. O meu trecho preferido é: "Baú fechado não guarda tesouros". E, sim, Lu, a virtude está no meio. Equilíbrio é a palavra-chave para viver bem. Mas tem hora que fica difícil achar esse danado. Bjo e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Danizinho, que surpresa legal ter você por aqui! Encontrou algum erro gramatical?hahaha. Sobre a frase, penso que o tempo faz aquilo que permitamos que ele faça. Bora aprender!!!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ro! Acho que a gente vai viver sempre em busca do bendito equilíbrio. Claro que nem a madre Tereza de Calcutá deve tê-lo alcançado 100%, mas acredito que tentar já é bastante válido! Beijo "para" pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Vixi, agora, relendo meu comentário, percebi que queria escrever "baú aberto", mas escrevi "baú fechado". Mas vc deve ter entendido, né? Rsrsrsrs. O meu baú tá quase sempre fechado, e eu adoooooro! Haha.
    Beijo "glyder" pra vc.

    ResponderExcluir