domingo, 17 de junho de 2012

HOMENAGEM RECEBIDA

sábado, 16 de maio de 2009

Simplicidade e Competência


O ano de 2004 foi realmente especial, além de marcar a minha saída da faculdade como aluno ele marcou também a chegada de uma turma pra lá de importante. E nessa turma estava Lucélia Zani que veio fazer parte da Equipe UniToledo logo após a SecomT.

A Lucélia começou como repórter e em poucos dias foi para a apresentação do Diário Toledo. Na época uma garota ainda um tanto receosa das suas habilidades o que é normal no começo com muitos, mas em poucas semanas ambientada ao estilo de trabalho já tomava conta de toda a produção do nosso radiojornal. Foi a primeira vez que deixei a produção por comlpeto nas mãos de uma pessoa e ela nao decepcionou.

Nos dez dias que passamos em Sud Mennucci para a cobertura da festa da cidade foi mais uma prova da sua simplicidade e competência, sem contar a dedicação plena no trabalho realizado. A Rádio Toledo descobria ali uma produtora de mão cheia.

Mesmo se destacando na apresentação e reportagem eu já notava ali que produção era o que de fato ela mais gostava, mas nem por isso deixou de executar as outras funções com o melhor que ela tinha. Ao fim daquele ano a Lu foi seguir voos maiores, foi para a TV Toledo onde fez reportagens, apresentou programas de entrevista, e como não poderia deixar de ser, se destacou mais uma vez na produção.

Dali ela foi mostrar sua competência fora dos muros da faculdade, entrou para a equipe da TVI onde ficou por um bom tempo, depois foi para a TV TEM local onde concluiu o último de faculdade e ao final dele recebeu um dos maiores presentes. Ser contratada pela emissora de J. Havilla e ser a produtora da TV TEM aqui em Araçatuba.

Tenho muito orgulho da profissional que Lucélia Zani se tornou, são situações como essas que me fazem acreditar que um trabalho ético e correto supera todos os problemas. 

Eu também nunca vou me esquecer de um dia chuvoso na faculdade onde a Lu estava se preparando para uma entrevista para o seu TCC. Ela posiciona a câmera, o local do entrevistado, o seu, bate um breve papo com o entrevistado e começa a gravação, foram mais de 20 minutos de conversa sem titubear, e para mim o mais impressionante de tudo, ela não tinha nenhum papel em suas mãos, nenhuma linha que a direcionasse na entrevista, estava tudo dentro da cabeça dela. Ali tive a prova final de que o jornalismo ganhara uma pessoa competente por demais.
***Linda homenagem escrita pelo singular jornalista Clémerson Mendes no blog que ele manteve há alguns anos. 

P.S.: A decepção é ainda maior quando vem de alguém a quem julgamos ser nosso amigo. Graças ao Pai essas pessoas saem de forma rápida da nossa vida e paga com o peso na consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário