sábado, 16 de junho de 2012

PERNA CURTA

Pimenta no olho do outro é refresco
Tenho lido mais, estudado mais, dado mais atenção a quem precisa, sido mais tolerante e com o tempo começo a perceber que tudo aquilo que nos fere agora também é o que nos promove a cura e o dom de compreender de dentro para fora situações descenessárias, como a mentira.

Sei que é mentiroso aquele que afirma não contar mentiras, mas desde pequena tenho muita dificuldade em distribuir mentiras, principalmente quando ela envolvem pessoas por quem tenho apreço. Há quem diga que mentir é necessário para evitar sofrimento ou para facilitar situações, mas estes se esquecem que uma mentira descoberta pode gerar consequências irreversíveis.

Não acho que a vida tem sido dura comigo, mas também não vivo num mar de rosas. Numa única semana descobri (totalmente sem querer) duas grandes mentiras contadas à mim e mantidas durante bastante tempo. Claro que inicialmente a sensação de traição e de ingenuidade parou sobre minha mente tal qual nuvens nebulosas percebem personagens de desenhos animados.

Mas bastaram algumas reflexões para perceber que, apesar de todas essas descobertas desagradáveis, a vida tem me ensinado muita coisa. A ser mais desconfiada e a perceber que nem todo mundo é bom de natureza. Também percebi que tem quem adote as mentiras e omissões por pura insegurança ou por mecanismo para ganhar vantagem. Penso ainda que se descobri não foi à toa e foi para evitar dores difíceis de serem superadas. Aprender a dosar e a direcionar o bem que todos devemos querer praticar foi mais uma lição aprendida (antes tarde do que nunca).

É engraçado perceber que os valores estão invertidos. A primeira impressão é de que o mundo é mesmo dos espertos, que colocam suas necessidades acima de tudo e de todos.

E, acima de tudo isso, acredito que a justiça divina tudo provê e tudo controla. E, não é porque esbarrei com alguns seres viciados em mentiras que vou deixar de começar  adesacreditar. O que muda agora é a cautela e o esforço (agora menor) para compreender quem depende da omissão, da inveção ou da mentira para entender-se feliz.

P.S.: "A vida, como a fizeres, estará, contigo em qualquer parte."

Um comentário:

  1. É... nossas atitudes diante da vida tem consequências! Bela reflexão! Um abraço!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir