segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PAULISTAS E CARIOCAS

No jeito de falar, no jeito de comer, de beber, de vestir...
Não é preciso prestar muita atenção para perceber quão numerosas são as diferenças entre paulistas e cariocas.

Enquanto na minha terra comemos todo santo dia feijão carioca (aquele marronzinho), no Rio de Janeiro o feijão típico nos pratos é o preto. Chega a ser contraditório que os cariocas não consumam o feijão com o mesmo nome. O vinagrete que acompanha o churrasco é chamado de molho à campanha. Para acompanhar as refeições a bebida favorita é o chá. Isso mesmo ! Chá Matte com pizza, por exemplo é uma combinação comum por aqui.

A maneira de falar também merece comentários. Engana-se quem pensou que eu iria mencionar sobre os érres e ésses puxados do sotaque de quem é do Rio. Carioca não desce do ônibus, ele salta; não entra no trabalho, ele pega no trabalho; não diz semáforo, mas sim sinal. Também não vira à direita, dobra à direita. Não brinca de stop, mas de adedanha. Subir nas costas do outro não é cavalinho, é corcunda.  

Não espere ouvir alguém dizer que vai colocar o copo em cima da mesa porque por aqui, todos botam em vez de colocar. 

Basta dirigir por alguns minutos pelas estradas ou ruas do Rio de Janeiro para notar que o motorista que pretende andar em maior velocidade fica na pista da direita e não da esquerda, como acontece em São Paulo. Até mesmo o uso de atalhos proibidos no trânsito tem denominação por aqui, são as bandalhas.

Só não é diferente entre paulistas e cariocas o amor pelas suas respectivas terras.

P.S.: Recadinho para a amiga que sempre bate cartão aqui no Cantinho....Vamos brincar de vida? Você cuida da sua e da minha cuido eu.

2 comentários:

  1. Vivendo e aprendendo, né, Lu? Cariocas, paulistas, nordestinos... Somos todos humanos em busca de amor, no fim das contas. E as diferenças são maravilhosas. Bjão com sdd.

    ResponderExcluir
  2. Passei pra matar a saudade... bjos Gi

    ResponderExcluir